A região de Ligúria, uma província de Gênova, no norte da Itália, além de ser muito conhecida pelas diversas variedades e sabores do manjericão plantado em suas terras, é reconhecida também como a “criadora” do molho pesto de manjericão.
Além desta famigerada versão feita com manjericão criado na Ligúria, o molho pesto também pode ser feito com diversas outras ervas e especiarias, já que seu nome na verdade se refere ao método de preparo, “pestare”, que em italiano significa esmagar ou amassar, já que é geralmente feito com um pilão.
Por isso, escolhemos preparar nosso molho pesto utilizando a rúcula, e na ausência do pilão, utilizamos o liquidificador para o preparo(neste caso, tome cuidado apenas em utilizar o liquidificador em velocidade baixa, para não aquecer o azeite e com isso tirar o sabor de frescor da rúcula).
O sabor do pesto de rúcula foi uma grata surpresa, pois ficou incrível, tão bom quanto ou até mesmo melhor que o pesto de manjericão! Combina perfeitamente com pizzas, massas, legumes, pães e também com aperitivos.
O preparo é facílimo, dê uma olhada abaixo.
Ingredientes
– 1 maço de rúcula;
– 1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem;
– 1/2 xícara de queijo parmesão ralado;
– 1/2 xícara de amêndoas ou pinoles(ideal);
– 1 ou 2 dentes de alho;
– sal e pimenta à gosto.
Como preparar
Coloque todos os ingredientes — exceto o queijo parmesão ralado — no liquidificador e bata em velocidade baixa(para não aquecer demais o azeite e queimar a rúcula)até que a mistura se torne homogênea. Acrescente mais azeite caso seja necessário melhorar a consistência.
Retire a mistura do liquidificador, acrescente o queijo ralado e utilize uma colher para misturar.
Depois é só servir da maneira que preferir.
Bom apetite!