Poucos são os reais benefícios dos enxaguantes bucais industrializados, pois, ao contrário do que possa parecer, eles podem causar mais problemas para a saúde bucal do que benefícios.
A solução é fazer seu próprio enxaguante bucal natural, simples de fazer e que pode fazer muito mais pela sua saúde e higiene bucal.
Nossa receita tem apenas alguns ingredientes, o óleo essencial de melaleuca, óleo essencial de hortelã pimenta(peppermint), água filtrada(ou destilada), bicarbonato de sódio e canela em pó.
__________
O óleo essencial de melaleuca possui propriedades antissépticas, antibióticas e antifúngicas. Já o óleo de hortelã pimenta, além de refrescante, também tem propriedades anestésicas e analgésicas. A canela é um importante antibacteriano, antiespasmódico e anti-inflamatório, que também ajuda na conservação e durabilidade do enxaguante.
Ingredientes
• 2 xícaras de água filtrada, fervida ou destilada
• 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
• 1 colher de chá de canela em pó
• 10 gotas de óleo essencial de hortelã pimenta(usamos este aqui, do iherb)
• 5 gotas de óleo essencial de melaleuca/tea tree(nós usamos este aqui, orgânico)
Como Preparar
Use um recipiente de 500ml, de preferência de vidro(sim, nada de plásticos com BPA), com tampa(uma garrafa, por exemplo) para preparar e armazenar seu enxaguante bucal natural. Coloque tudo neste recipiente, tampe e agite vigorosamente(faça isso sempre que for usar o produto).
Só isso! Simples não?
Basta usar diariamente como um enxaguante bucal normal.
Se armazenado na geladeira, tampado e utilizado sem que haja o contato direto da boca com o recipiente, este enxaguante bucal natural pode durar por volta de 30 dias.