Este creme de shitake vegano é extremamente saudável e delicioso!
Tendo em sua base o leite de coco(que faz aqui a parte do creme de leite), este creme fica bem leve e pode ser usado tanto para ser servido como um aperitivo, um DIP de cenoura, por exemplo, como um molho para uma massa ou até mesmo como um substituto vegano para a maionese.
Para preparar este creme de shitake vegano, você vai precisar de apenas 6 ingredientes(além do sal e da pimenta preta): o shitake, óleo de coco, cebola, alho, leite de coco e aceto balsâmico. Para este último, escolha um com uma boa procedência, pois fará toda a diferença.
__________
Os cogumelos Shitake, são considerados símbolo de longevidade nos países asiáticos. Além disso, são uma excelente fonte de selénio, ferro, proteínas, fibras dietéticas e vitamina C.
O shitake é cultivado há mais de 1000 anos na Ásia. Ele ajuda ainda a reduzir o colesterol, diminuir a pressão arterial, prevenção de alguns tipos de câncer e também da trombose.
Veja abaixo a receita
Ingredients
- 400 gramas de shitake(picado, fresco e de preferência orgânico)
- 2 colheres de óleo de coco
- 2 cebolas picadas
- 4 dentes de alho esmagados
- 200 ml de leite de coco
- 3 colheres de sopa de aceto balsâmico
- pimenta preta a gosto
- sal a gosto
Instructions
Em uma panela, aqueça em fogo baixo duas colheres de sopa de óleo de coco. Coloque a cebola picada e mexa por aproximadamente 10 minutos. Adicione então o alho e mexa por mais 2 ou 3 minutos.
Em seguida, coloque os cogumelos já limpos(utilize para isso um pano umedecido com água e vinagre e limpe sua superfície) e picados(elimine o caule e pique o cogumelo em pequenos pedaços). Adicione um pouco de sal e mexa por 10 minutos.
Adicione o leite de coco e continue a mexer, desta vez por mais 5 minutos apenas. Coloque então as 2 colheres de aceto balsâmico, que vai servir para dar um pouco mais de acidez para o prato. Mexa então por mais 10 minutos. Adicione a pimenta preta a gosto e desligue o fogo.
Coloque então tudo em um liquidificador, e bata na potência máxima por 2 minutos, ou até que a mistura pareça bem homogênea.
Seu creme de shitake vegano está pronto! Fácil, né?
Você pode armazená-lo na geladeira por até 3 dias.