Criar um azeite aromatizado é muito fácil, e o melhor, extremamente saudável e saboroso.
O azeite extra-virgem é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, que aumenta o bom colesterol e ajuda com isso a combater o colesterol ruim. Além disso, possui polifenóis e é rico em vitamina E. Há estudos que indicam ainda que ele impede o depósito de gordura na barriga, combate inflamações, alivia dores, estimula a absorção de cálcio pelos ossos e melhora a atividade intestinal.
Além de tudo isso, o azeite ganhou tamanha importância na gastronomia que atualmente existem gourmets especializados que fazem, assim como com o vinho, a análise da qualidade da azeitona utilizando o paladar e também o olfato, desta forma indicando o melhor tipo de óleo para o seu prato.
Depois de tudo isso, que tal adicionar um sabor especial ao seu prato com este azeite aromatizado com ervas?
Ingredientes
– 200 ml de azeite extra virgem
– 1/2 xícara de manjericão
– 1/2 xícara de salsinha
– 1/4 xícara de cebolinha
Como preparar
Lave bem a salsinha, a cebolinha e o manjericão, separando e secando cada uma de suas folhas.
Coloque o azeite e todos os ingredientes em uma frigideira e aqueça-os lentamente, em fogo baixo, tomando muito cuidado para não deixar aquecer demais e com isso queimar as folhas. Faça o controle da temperatura, mesmo que para isso seja necessário tirar a frigideira do fogo algumas vezes para conter este aquecimento.
Continue neste processo por mais ou menos uns 5 ou 10 minutos, ou até você começar a sentir o delicioso odor das ervas exalando do azeite.
Armazenamento
Espere esfriar e armazene o azeite com ou sem as ervas, que, caso prefira, podem ser filtradas utilizando-se um coador.
2 comentários
Boa noite. Esse azeite depois de aromatizado, dura por quanto tempo??
obrigada!
Olá,
voc6e pode armazena-lo por mais ou menos um mês na parte mais baixa da geladeira.
Abraços!